{ "@context": "https://schema.org", "@graph": [ { "@context" : "http://schema.org", "@type" : "Organization", "@id": "/#Organization", "name": "Papanduva Notícias", "url": "/", "logo": "/images/1493257172duva-notícias-logo.png", "sameAs": ["https:\/\/www.facebook.com\/noticiaspapanduva","social_button_instagram_url"] }, { "@type": "BreadcrumbList", "@id": "/#Breadcrumb", "itemListElement": [ { "@type": "ListItem", "position": 1, "name": "Papanduva Notícias", "item": "/" }, { "@type": "ListItem", "position": 2, "name": "Saúde", "item": "/ver-noticia/93/saude" }, { "@type": "ListItem", "position": 3, "name": "Surto de virose no Litoral Norte de SC aumenta demanda em unidades de saúde; veja os sintomas" } ] }, { "@context" : "http://schema.org", "@type" : "Website", "@id": "/noticia/8953/surto-de-virose-no-litoral-norte-de-sc-aumenta-demanda-em-unidades-de-saude-veja-os-sintomas#Website", "name" : "Surto de virose no Litoral Norte de SC aumenta demanda em unidades de saúde; veja os sintomas", "description": "", "image" : "/images/noticias/8953/08011114_s.jpg", "url" : "/noticia/8953/surto-de-virose-no-litoral-norte-de-sc-aumenta-demanda-em-unidades-de-saude-veja-os-sintomas" }, { "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsMediaOrganization", "@id": "/noticia/8953/surto-de-virose-no-litoral-norte-de-sc-aumenta-demanda-em-unidades-de-saude-veja-os-sintomas#NewsMediaOrganization", "name": "Papanduva Notícias", "alternateName": "Papanduva Notícias", "url": "/", "logo": "https://image.staticox.com/?url=https%3A%2F%2Fewm.estudiowebmedia.com.br%2F~papanduvanot%2Fwebsg%2Flib%2Fmulti_%2Fer%2F..%2F..%2F..%2F..%2Fimages%2Ffotosextras%2Fpapanduva-noticias.jpg", "sameAs": ["https:\/\/www.facebook.com\/noticiaspapanduva","social_button_instagram_url"] }, { "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsArticle", "@id": "/noticia/8953/surto-de-virose-no-litoral-norte-de-sc-aumenta-demanda-em-unidades-de-saude-veja-os-sintomas#NewsArticle", "mainEntityOfPage": { "@type": "WebPage", "@id": "/noticia/8953/surto-de-virose-no-litoral-norte-de-sc-aumenta-demanda-em-unidades-de-saude-veja-os-sintomas" }, "headline": "Surto de virose no Litoral Norte de SC aumenta demanda em unidades de saúde; veja os sintomas", "description": "", "image": ["/images/noticias/8953/08011114_s.jpg"], "datePublished": "2025-01-08T20:07:15", "dateModified": "2025-01-08T20:07:15", "author": { "@type": "Person", "name": "", "url": "/" }, "publisher": { "@type": "Organization", "@id": "/noticia/8953/surto-de-virose-no-litoral-norte-de-sc-aumenta-demanda-em-unidades-de-saude-veja-os-sintomas#Organization", "name": "Papanduva Notícias", "logo": { "@type": "ImageObject", "url": "https://image.staticox.com/?url=https%3A%2F%2Fewm.estudiowebmedia.com.br%2F~papanduvanot%2Fwebsg%2Flib%2Fmulti_%2Fer%2F..%2F..%2F..%2F..%2Fimages%2Ffotosextras%2Fpapanduva-noticias.jpg" } } } ] }

Surto de virose no Litoral Norte de SC aumenta demanda em unidades de saúde; veja os sintomas

08/01/2025 20h07 - Atualizado há 4 meses
Surto de virose no Litoral Norte de SC aumenta demanda em unidades de saúde; veja os sintomas
Litoral Norte de SC tem 21 pontos impróprios para banho – Foto: Emasa/Divulgação
Desde os primeiros dias do ano, centenas de pessoas tem sido afetadas pelo surto de virose no Litoral Norte de SC. Em cidades como Balneário Camboriú, Itajaí e Itapema, a doença trouxe reflexos no aumento de atendimentos em unidades básicas de saúde, além de urgências e emergências, como as UPAs (Unidade de Pronto Atendimento).

Em Itajaí, segundo a Gerência de Tecnologia da Informação da Secretaria de Saúde do município, em cinco dias foram registrados 590 casos de doenças diarreicas agudas entre 9,6 mil atendimentos. O quadro representa 6,70% e, apesar de ser considerado normal pela istração, foi emitido um alerta com recomendações para que a população se previna contra as viroses.

Já em Itapema, durante o mesmo período, sete em cada dez atendimentos em unidades de saúde do município estavam  relacionados a viroses. Ao todo,  de 2,4 mil avaliações médicas, pouco mais de 1,6 mil foram casos diagnosticados como doenças diarreicas e gastrointestinais.

Já em Balneário Camboriú, apesar dos números não confirmados de casos de viroses, os dados relacionados aos atendimentos em saúde praticamente dobraram. Na primeira semana de 2024, a média foi de 3,6 mil atendimentos. Já durante os primeiros dias deste ano, cerca de sete mil pessoas foram atendidas.

Saiba quais são os sintomas de uma virose
O sintoma mais comum é o aumento do número de evacuações e diarreia, acompanhada ou não de náuseas, vômito, febre e dor abdominal. A doença pode durar até 14 dias.

A Dive SC alerta que a doença pode causar desidratação leve à grave, sendo que crianças, idosos e pessoas imunodeprimidas são mais vulneráveis e têm mais chances de evoluir para gravidade.

Após surto de virose no Litoral Norte de SC, municípios falam sobre prevenção
Comum no verão, a doença, que se dissemina pela ingestão de água contaminada ou alimentos que não foram devidamente lavados, guardados ou cozidos, acendeu um alerta nas autoridades de saúde.

Nesta semana, a Dive SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina) disse que têm acompanhado os casos nos serviços de saúde. Além disso, a Secretaria de Saúde do Estado fez uma série de recomendações no sentido da prevenção, como:

Cuidar com a qualidade da água ingerida que deve ser tratada, fervida ou mineral;
Evitar a ingestão de frutos do mar crus, carnes mal adas, especialmente sem saber a procedência;
 Ao levar alimentos para a praia, cuidar da higiene e manter a refrigeração adequada;
Não consumir sucos, batidas, caipirinhas e outras bebidas não industrializadas sem saber a procedência dos ingredientes utilizados;
Não consumir alimentos fora do prazo de validade, mesmo que a aparência seja normal;
Não consumir alimentos que pareçam deteriorados, com aroma, cor ou sabor alterados, mesmo que estejam dentro do prazo de validade;
Higienizar as mãos com frequência, especialmente antes e depois de utilizar o banheiro, trocar fraldas, manipular e preparar os alimentos, amamentar e tocar em animais;
Não frequentar locais com condição imprópria para banho.
E o saneamento?
Além dos cuidados individuais com a saúde, moradores do Litoral Norte de SC tem usado as redes sociais para questionar a balneabilidade de alguns pontos que, se impróprios, também podem causar viroses.

Na região, segundo o último relatório do IMA (Instituto do Meio Ambiente), foram analisados 61 pontos de praia. Destes, 21 estão impróprios, o que representa cerca de 34% do total.

FONTE: Leandra Cruber/NDmais
Notícias Relacionadas »